A Impressão 3D é um processo para criar um objeto físico tridimensional camada por camada a partir da projeção digital desse mesmo objeto.
O uso dela para a área de construção tem sido cada vez mais relevante. Com ela há inúmeras possibilidades, desde peças pequenas até a construção de edifícios inteiros. Além disso quando é bem aplicada permite que profissionais façam mais em menos tempo e com maior qualidade, bem como diminuir os gastos com mão-de-obra e segurança, assim como índices de falhas e desperdício.
Nos Estados Unidos há uma impressora robótica tridimensional dedicada à restaurar rachaduras em rodovias. Já na China, foi construído 10 casas inteiras em um dia, utilizando impressoras 3D gigantes para pulverizar um mix de cimento e dejetos de construção até formar paredes, camada a camada.
No Brasil, o uso da impressora 3D na construção ainda esta no início. Hoje sua aplicação é voltada à protótipos de maquetes arquitetônicas e estruturais, mas há quem aposte que em algum tempo prédios serão construídos quase completamente através delas.
E aí o que você acha que vai ser dessa tecnologia no Brasil?