As cidades inteligentes ou Smart cities são inovações na construção civil que contemplam construções e soluções otimizadas influenciando o bem-estar dos moradores.
Essas ações vão além do desenvolvimento tecnológico, acontecendo também nos setores de planejamento urbano, habitação social, coleta de lixo, controle de poluição, mobilidade urbana, energia, sustentabilidade, abastecimento de água, entre outros.
E como as cidades inteligentes são criadas?
Elas podem ser criadas investindo em cidades planejadas e incluir no planejamento tecnologias e ações sustentáveis ou reavaliando os processos das cidades já existentes e identificar melhorias que podem ser realizadas de acordo com as necessidades dos moradores e do local.
Um exemplo de Smart city é em Songdo na Coreia do Sul, seus edifícios são totalmente conectados a sistemas que possibilita o monitoramento da energia e alarmes de incêndio, reduzindo o custo com manutenção e otimizando o uso, o sistema de lixo deles é pneumático, sistema localizado em todos os apartamentos e os resíduos jogados ali vão direto para a central de coleta de lixo.
Além disso, os detritos são utilizados para abastecer incineradores que geram energia para a Smart city.